O que é RPA (Automação de Processo Robótico)?

Cada vez mais empresas estão buscando novas tecnologias para automatizar seus processos e eliminar tarefas tediosas. A Automação de Processo Robótico (RPA) libera os usuários de negócios para se concentrarem no trabalho de maior valor e dedicar menos tempo a tarefas repetitivas e cansativas.
Walmart, Deutsche Bank, AT&T. e Ernst & Young estão entre as muitas empresas líderes mundiais que adotaram o RPA.

As empresas estão recorrendo à tecnologia emergente da Automação de Processos Robótica porque:
1. Muitos deles ainda contam com sistemas legados
2. Um grande número de profissionais do conhecimento ainda trabalha com muitos aplicativos ao mesmo tempo, incluindo alguns sistemas legados.

Segundo o Gartner, a Robotic Process Automation é o tipo de software que mais cresce. Eles estimam que o RPA cresceu 63% em 2018 para US $ 846 milhões.

O que é RPA (Automação de Processo Robótico)?

A automação de processos robóticos (ou RPA) é uma forma emergente de tecnologia de automação de processos de negócios baseada em robôs de software metafóricos (bots) ou trabalhadores de inteligência artificial (IA). Em essência, o RPA é uma ferramenta útil que usa captura de tela e outras tecnologias para criar agentes especializados que podem automatizar tarefas repetitivas. Hoje, essa tecnologia permite que qualquer pessoa configure um computador como um agente que emule e integre as ações de um ser humano, interagindo dentro de uma plataforma para executar uma variedade de tarefas repetitivas.

Quais são os benefícios da RPA (Automação de Processo Robótica)?

Aumento de Produtividade - Os funcionários são os primeiros a entender os benefícios do RPA, pois os isentam de atividades sem valor agregado
Redução de custos - O RPA automatiza os processos de negócios, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Melhor Precisão - Como os humanos desenvolvem os agentes RPA, eles cometem zero erros.
Controle total - Depois que os agentes são programados, tudo o que fazem é monitorado.
Melhor satisfação do cliente - Menos erros humanos e maior velocidade dos processos voltados para o cliente podem levar a uma melhoria na satisfação do cliente.

Aplicações comuns de RPA

Atendimento ao cliente: O RPA pode ajudar as organizações a oferecer um melhor atendimento ao cliente, automatizando tarefas do centro de contato, incluindo o upload de documentos digitalizados, obtendo dados detalhados e resolvendo problemas simples.
Contabilidade: As organizações podem usar o RPA para contabilidade geral, criando e entregando faturas instantaneamente sem intervenção humana.
Serviços financeiros: As empresas do setor de serviços financeiros podem usar o RPA para pagamentos, automatizar ou extrair dados de extratos bancários.
Assistência médica: As empresas hospitalares e farmacêuticas podem usar o RPA para manter e gerenciar registros de pacientes,
Recursos humanos: Os departamentos de RH podem automatizar seus processos de integração e exclusão com o RPA. Além disso, eles também podem automatizar a função da folha de pagamento.
Gerenciamento da cadeia de suprimentos: O RPA pode ser usado para compras, automatizando pedidos, processos de pagamento e verificando baixos níveis de estoque.

Dicas para a poderosa robótica de automação de processos (RPA):

1. Defina expectativas: Antes de decidir escolher seu RPA, identifique suas necessidades comerciais e quais processos comerciais são repetitivos e realmente precisam ser automatizados. Você pode obter um resultado bem-sucedido definindo expectativas realistas e gerenciando-as bem.
2. Considere a adoção dos funcionários: A adoção de uma nova tecnologia acarreta muitos riscos; portanto, seu projeto de RPA pode afundar se seus funcionários forem resistentes à adoção. Eventos de treinamento podem ser uma maneira eficaz de treinar seus funcionários para atuarem juntos com os Bots de Automação.
3. Escolha o software certo com base nas suas necessidades: Portanto, para escolher um fornecedor de software RPA, você precisa entender as necessidades de seus negócios e a funcionalidade de todos os fornecedores de RPA. A WiseBot é a ferramenta perfeita para orquestrar e automatizar processos de negócios de ponta a ponta, mesclando atividades humanas e de sistema em um único processo.

Qual é o futuro da RPA?

As empresas já começaram a impulsionar seus projetos de automação combinando o RPA com outras tecnologias de ponta, como Machine Learning, OCR e Natural Language Processing (NLP), automatizando tarefas exigentes que no passado exigiam a execução por um ser humano. De acordo com um relatório da Global Market Insights Inc., o mercado de RPA deverá atingir US $ 5 bilhões até 2024. Além disso, o KeyBanc Capital Markets espera que o mercado global de RPA surja como uma oportunidade de US $ 100 bilhões em 10 anos.