Cada vez mais empresas estão buscando novas tecnologias para automatizar seus processos e eliminar tarefas tediosas.
A Automação de Processo Robótico (RPA) libera os usuários de negócios para se concentrarem no trabalho de maior valor e dedicar menos tempo a tarefas repetitivas e cansativas.
Walmart, Deutsche Bank, AT&T. e Ernst & Young estão entre as muitas empresas líderes mundiais que adotaram o RPA.
As empresas estão recorrendo à tecnologia emergente da Automação de Processos Robótica porque:
1. Muitos deles ainda contam com sistemas legados
2. Um grande número de profissionais do conhecimento ainda trabalha com muitos aplicativos ao mesmo tempo, incluindo alguns sistemas legados.
Segundo o Gartner, a Robotic Process Automation é o tipo de software que mais cresce. Eles estimam que o RPA cresceu 63% em 2018 para US $ 846 milhões.
A automação de processos robóticos (ou RPA) é uma forma emergente de tecnologia de automação de processos de negócios baseada em robôs de software metafóricos (bots) ou trabalhadores de inteligência artificial (IA). Em essência, o RPA é uma ferramenta útil que usa captura de tela e outras tecnologias para criar agentes especializados que podem automatizar tarefas repetitivas. Hoje, essa tecnologia permite que qualquer pessoa configure um computador como um agente que emule e integre as ações de um ser humano, interagindo dentro de uma plataforma para executar uma variedade de tarefas repetitivas.
Aumento de Produtividade - Os funcionários são os primeiros a entender os benefícios do RPA, pois os isentam de atividades sem valor agregado
Redução de custos - O RPA automatiza os processos de negócios, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Melhor Precisão - Como os humanos desenvolvem os agentes RPA, eles cometem zero erros.
Controle total - Depois que os agentes são programados, tudo o que fazem é monitorado.
Melhor satisfação do cliente - Menos erros humanos e maior velocidade dos processos voltados para o cliente podem levar a uma melhoria na satisfação do cliente.
Atendimento ao cliente: O RPA pode ajudar as organizações a oferecer um melhor atendimento ao cliente, automatizando tarefas do centro de contato, incluindo o upload de documentos digitalizados, obtendo dados detalhados e resolvendo problemas simples.
Contabilidade: As organizações podem usar o RPA para contabilidade geral, criando e entregando faturas instantaneamente sem intervenção humana.
Serviços financeiros: As empresas do setor de serviços financeiros podem usar o RPA para pagamentos, automatizar ou extrair dados de extratos bancários.
Assistência médica: As empresas hospitalares e farmacêuticas podem usar o RPA para manter e gerenciar registros de pacientes,
Recursos humanos: Os departamentos de RH podem automatizar seus processos de integração e exclusão com o RPA. Além disso, eles também podem automatizar a função da folha de pagamento.
Gerenciamento da cadeia de suprimentos: O RPA pode ser usado para compras, automatizando pedidos, processos de pagamento e verificando baixos níveis de estoque.
1. Defina expectativas: Antes de decidir escolher seu RPA, identifique suas necessidades comerciais e quais processos comerciais são repetitivos e realmente precisam ser automatizados. Você pode obter um resultado bem-sucedido definindo expectativas realistas e gerenciando-as bem.
2. Considere a adoção dos funcionários: A adoção de uma nova tecnologia acarreta muitos riscos; portanto, seu projeto de RPA pode afundar se seus funcionários forem resistentes à adoção. Eventos de treinamento podem ser uma maneira eficaz de treinar seus funcionários para atuarem juntos com os Bots de Automação.
3. Escolha o software certo com base nas suas necessidades: Portanto, para escolher um fornecedor de software RPA, você precisa entender as necessidades de seus negócios e a funcionalidade de todos os fornecedores de RPA. A WiseBot é a ferramenta perfeita para orquestrar e automatizar processos de negócios de ponta a ponta, mesclando atividades humanas e de sistema em um único processo.
As empresas já começaram a impulsionar seus projetos de automação combinando o RPA com outras tecnologias de ponta, como Machine Learning, OCR e Natural Language Processing (NLP), automatizando tarefas exigentes que no passado exigiam a execução por um ser humano. De acordo com um relatório da Global Market Insights Inc., o mercado de RPA deverá atingir US $ 5 bilhões até 2024. Além disso, o KeyBanc Capital Markets espera que o mercado global de RPA surja como uma oportunidade de US $ 100 bilhões em 10 anos.